Segurança em primeiro lugar

Segurança contra incêndio

A recente tragédia no centro de São Paulo – incêndio e desabamento de edifício, com vítimas fatais e centenas de desabrigados – leva à seguinte reflexão: será que meu condomínio é seguro? 

Essa é mais uma das preocupações do síndico: zelar pela segurança, prevenção contra incêndios, prevenção contra acidentes, seguros obrigatórios etc. 

Claro que essas obrigações variam de acordo com as características do condomínio: comercial ou residencial, com ou sem elevadores, portas corta-fogo etc. 

Que tal aproveitar o momento e reunir subsíndico e conselheiros e fazer uma vistoria no condomínio? Verifique extintores e mangueiras de incêndio (validade, localização), estado dos para raios, baterias de gás, instalações elétricas, desobstrução das rotas de fuga, sinalização e iluminação de emergência, manutenção de elevadores. Recomende aos moradores que verifiquem o interior de seus apartamentos, principalmente fogão a gás e instalações elétricas. Também é aconselhável conferir as apólices dos seguros obrigatórios.

Ao contrário dos bens materiais, a vida humana não tem preço. Mas ver destruído o imóvel adquirido com muito sacrifício por conta da irresponsabilidade humana dói muito. Melhor prevenir do que remediar.