Transparência na gestão condominial

Transpência na Gestão

 

Administrar um condomínio envolve uma série de atividades e decisões que nem sempre agradarão a todos. O bem comum e os interesses coletivos devem ter prioridade sobre as vontades e os interesses individuais, mas na hora de decidir algo que possa contrariar alguém, as pessoas podem levar tudo para o campo pessoal, gerando inimizades e até conflitos mais sérios. 

O segredo para minimizar esses problemas se chama transparência. Na administração condominial, transparência significa comunicar tudo, a todos, com absoluta clareza. Prestar contas do dinheiro arrecadado e das despesas que foram realizadas. Nas questões mais sensíveis e delicadas, ouvir a opinião dos subsíndicos e dos conselheiros e, quando necessário, levar esses assuntos para discussão e deliberação em reuniões e assembleias. 

Transparência, comunicação e participação (ouvir e ser ouvido), reduzem significativamente os conflitos nos condomínios e tiram do síndico a responsabilidade individual pelas decisões tomadas. 

Além disso, são práticas democráticas que devem ser incentivadas. Se queremos isso para o país, devemos começar pelo nosso condomínio. 

Visite a página www.smartsindico.com.br e saiba mais sobre esse aplicativo.