Como conduzir assembleias em condomínios

Assembleia

 

A regra bem é simples: comece pelo começo, vá até o final e pare. Parece brincadeira, mas não é. 

Em muitas reuniões e assembleias, o presidente (normalmente não é o síndico), talvez por falta de experiência, não segue a pauta e ainda permite que as pessoas falem qualquer coisa a qualquer tempo, mesmo que não estejam na pauta. O resultado são reuniões chatas, longas e pouco produtivas. Pior: nem sempre abordam os assuntos realmente importantes.

As assembleias são muito importantes para discussão e definição das ações que nortearão a vida no condomínio. Eis o principal motivo para serem muito bem planejadas.

Por isso, aqui vão algumas dicas simples para conduzir assembleias. 

1) Escolha data e horário convenientes para a maioria. Evite véspera de feriado, dia de final de campeonato ou novela, etc.
2) Planeje a pauta e convoque com a antecedência necessária.
3) Discuta os assuntos previamente com o corpo diretivo para que seus membros não sejam surpreendidos na hora do evento.
4) Divulgue bastante o evento e incentive a participação.
5) Prepare-se para apresentar dados e responder perguntas.
6) Preveja o item “Assuntos Gerais”, ao final da pauta, para colher ideias e opiniões.
7) Abra a reunião cumprimentando e agradecendo a presença de todos. Procure ser pontual e estabelecer o horário de encerramento.
8) Se o escolhido para presidir os trabalhos não estiver familiarizado com o processo, procure orientá-lo para que tudo corra bem.
9) Após conferir o quórum, leia na ordem, cada item da pauta; explique-o; abra a discussão e coloque em votação. Registre votos a favor, contra e abstenções.
10) Encerre agradecendo a presença e suas contribuições. 

Assembleias e reuniões são necessárias, mas não precisam ser chatas. Bom humor, respeito e cordialidade, por parte de todos, facilitam muito o trabalho.
Boa reunião. 

#assembleia #reunião #condomínio