Previsão orçamentária – parte final

As coisas mais importantes numa previsão orçamentária são: definição dos critérios para elaboração, correta classificação das despesas (ordinárias, extraordinárias etc.), correta utilização de cada verba (não pagar uma despesa com recursos de outra), discussão e aprovação em assembleia, rateio segundo critérios definidos, acompanhamento constante item a item e prestação de contas aos condôminos. Isso garante a transparência na gestão. Os …

Festas juninas e copa do mundo

  O homem é um animal gregário, ou seja, nasceu para viver em grupos, já dizia Aristóteles. Se é verdade mesmo, porque às vezes é tão difícil o entrosamento em certos grupos? Bem, tudo fica mais fácil se encontrarmos um denominador comum. Por exemplo: filhos na mesma faixa etária, vizinhos de andar etc. Encontros formais …

Previsão orçamentária – segunda parte – Tipos de despesas

Despesas Ordinárias, como o nome sugere, são aquelas rotineiras, destinadas à manutenção das atividades diárias e à manutenção geral do condomínio. Devem pagar as despesas ordinárias todos os moradores do condomínio, proprietários ou inquilinos. O conceito é, quem usa, paga. São exemplos de despesas ordinárias: salários dos empregados e seus encargos sociais, consumo das áreas …

Segurança em primeiro lugar

Segurança contra incêndio

A recente tragédia no centro de São Paulo – incêndio e desabamento de edifício, com vítimas fatais e centenas de desabrigados – leva à seguinte reflexão: será que meu condomínio é seguro?  Essa é mais uma das preocupações do síndico: zelar pela segurança, prevenção contra incêndios, prevenção contra acidentes, seguros obrigatórios etc.  Claro que essas …

Transparência na gestão condominial

Transpência na Gestão

  Administrar um condomínio envolve uma série de atividades e decisões que nem sempre agradarão a todos. O bem comum e os interesses coletivos devem ter prioridade sobre as vontades e os interesses individuais, mas na hora de decidir algo que possa contrariar alguém, as pessoas podem levar tudo para o campo pessoal, gerando inimizades …

É possível destituir o síndico?

Destituir

  Claro que, sim. Se um país pode, dentro da respectiva constituição, destituir um governante, por que não o síndico? Mas para que isso ocorra da forma correta, há necessidade de votação em assembleia convocada especialmente para essa finalidade. Um quarto (25%) dos condôminos quites podem convocar uma assembleia extraordinária para esse fim. Os motivos …