Nem tudo que é legal é moral

A assembleia geral de determinado condomínio foi convocada nos termos da convenção, tendo como principal item da pauta a eleição de síndico, subsíndico e membros do conselho. Compareceram apenas 19 condôminos, de um edifício com 80 apartamentos. Duas pessoas se candidataram ao cargo se sindico: um com muita experiência, que já havia sido síndico por …

Comunicação: o segredo do sucesso na administração condominial 

Muitos problemas de relacionamento, seja entre casais, pais e filhos, colegas de trabalho e também entre síndico e condôminos, começam com falhas de comunicação. Se o excesso de mensagens irrita, a falta delas irrita muito mais.     Informações importantes são normalmente afixadas num quadro de avisos, que quase ninguém lê, ou enviadas através dos boletos …

Realize uma assembleia produtiva e efetiva: convocação

Dr. João Paulo Rossi Paschoal* O ambiente em que se desenvolve a vida condominial é democrático, sendo seu órgão máximo a assembleia geral de condôminos, em que o debate e a deliberação coletiva dão os rumos para o condomínio edilício. É um equívoco pensar que o síndico, representante legal do condomínio, reúne poderes despóticos na …

Administração condominial participativa 

Quem foi ou é sindico sabe que, no dia da eleição, todos cumprimentam, desejam sucesso e prometem apoio, o que nem sempre acontece. Na maioria das vezes, o síndico é procurado apenas quando alguém tem um problema e espera pela solução.    Não adianta o síndico receber promessas de apoio e ficar esperando isso acontecer. É …

A segurança falhou

Segurança é legal, até o dia em que falha. Aí todos se apavoram. Para prevenir falhas é interessante que os condomínios tenham procedimentos para autorizar a entrada de visitas e prestadores de serviço. Assistam a mais um vídeo do canal Vou chamar a síndica sobre o assunto.    

O salário-moradia no condomínio 

Carlos Alexandre Cabral*  O empregado que resida no condomínio em que trabalha deve receber, segundo a convenção coletiva de trabalho da categoria, 33 % (trinta e três por cento) de seu salário nominal a título de Salário-Habitação.  Esse direito não é restrito ao zelador. Empregados que ocupem outros cargos também podem residir no edifício em …

Por que em algumas assembleias o clima desanda?

Excluindo-se as pessoas que brigam até em disputa de cara ou coroa, são muitos os motivos que podem fazer o clima desandar: ambiente pouco amistoso no condomínio; oposição predatória, disputas internas e panelinhas; má preparação ou má condução da assembleia; gestão ineficaz ou pouco participativa (síndico e conselho); inadimplência elevada etc.    Há também condôminos que, intencionalmente ou …

Vou chamar a síndica!

Você já precisou chamar a síndica? A partir de hoje, o Blog SmartSíndico passa a publicar, semanalmente, vídeos instrutivos e muitíssimo bem animados do canal Youtube Vou chamar a síndica, criado pela jornalista Catarina Anderáos, síndica dedicada, incorrigível e reincidente. Além da presença no canal Youtube e nas redes sociais, Catarina também edita um Blog, com …

Por que a inadimplência é um grande problema para os condomínios?

Dr João Paulo Rossi Paschoal* A escolha da vida em condomínio é a opção pela convivência em comunidade. Uma comunidade com farta regulamentação legal (Código Civil, Convenção de Condomínio e Regimento Interno) e de dinâmica democrática. Uma comunidade que pode ser formada por pessoas de diferentes perfis, origens e níveis econômicos. Porém, os condôminos encontram …