Alcoolismo e outras faltas graves

Dúvida recorrente nos condomínios é como proceder quando o empregado se apresenta alcoolizado para trabalhar. Este tipo de falta grave e outras que podem ocorrer é o tema deste artigo. A previsão das faltas graves, ou seja, atitudes do empregado que podem ensejar a sua demissão por justa causa, se encontra no art. 482 da …

Transparência e Prestação de Contas

Uma das obrigações do síndico e direito dos condôminos é a prestação de contas. A cada dia a tecnologia traz benefícios que agregam velocidade e transparência ao processo. Para se ter uma ideia da evolução a lei fala em prestar contas anualmente, mas quem quer esperar um ano todo para entender o que acontece?! A …

Reclamatória Trabalhista – Como agir?

Reclamatória Trabalhista – Como agir? Quando o síndico do condomínio recebe uma notificação para responder a uma reclamatória trabalhista naturalmente se revolta contra o empregado ou ex-empregado, mas, antes de tudo deverá manter a calma e agir de maneira a resguardar os direitos do condomínio que representa, tomando as medidas que a seguir detalharemos. O …

Cães perigosos e o condomínio edilício

Cães perigosos e o condomínio edilício A possibilidade de o condômino manter animais dentro da sua unidade autônoma é assunto polêmico, sendo costumeira fonte de disputa entre vizinhos. Não é raro que as Convenções veiculem cláusula absolutamente restritiva sobre a existência de animais no condomínio. Porém, quando a discussão é levada ao Poder Judiciário, dita …

O condomínio, para principiantes

O condomínio, para principiantes Esta é a primeira vez que você mora em um condomínio? Muitos já passaram por isso. No começo é um tanto estranho, mas tem tudo para ser muito bom. Muitas pessoas passaram boa parte da vida morando em casas, cada família cuidando do respectivo imóvel, e nada mais. Num passado não …